quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Demi Moore é internada por "abuso de substâncias", diz site

demi-moore

Atriz se separou recentemente de Ashton Kutcher e estaria somente "cansada"


A atriz americana Demi Moore foi internada na segunda-feira (23) em um hospital de Los Angeles, no Estado americano da Califórnia, devido ao "abuso de substâncias", informou nesta terça (24) o site especializado em personalidades TMZ.com.

Os paramédicos foram chamados à casa da atriz durante a noite de segunda-feira e, depois de atendê-la por meia hora, levaram-na a um hospital local.

Demi Moore, de 49 anos, será transferida agora a uma instituição para "buscar mais ajuda profissional", em um tratamento que, de acordo com as fontes do TMZ, procura tratá-la do abuso de substâncias.

O representante de Demi, no entanto, assegurou em comunicado enviado ao site que o problema da atriz é o "cansaço".

- Devido às tensões de sua vida neste momento, Demi decidiu buscar ajuda profissional para tratar seu esgotamento e melhorar sua saúde em geral.

Demi Moore anunciou em novembro seu divórcio do ator Ashton Kutcher, com quem esteve casada durante seis anos, em meio a rumores sobre supostas infidelidades do protagonista da série Two and a Half Men. O ator está em São Paulo para estampar uma nova campanha de uma grife nacional.

Cocaina totalmente prejudicial a saúd!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A cocaína é um alcalóide extraído da planta do gênero Erythroxylon, arbusto cultivado em regiões andinas e amazônicas. Ela pode exercer uma variedade de efeitos no cérebro. Os maiores efeitos agudos resultam de níveis aumentados de substâncias naturais circulantes no sangue, chamadas catecolaminas.

A cocaína sob a forma de cloridrato, é administrada por diferentes vias. Pode ser aspirada, sendo absorvida pela mucosa nasal.

A cocaína causa vasoconstrição de arteríolas nasais, levando a uma redução vascular o que limita a sua absorção. O uso crônico freqüentemente acarreta necrose e perfuração do septo nasal, como conseqüência da vasoconstrição prolongada. Injetada por via venosa induz efeito extremamente rápido, intenso e de curta duração. Mais recentemente, tem-se popularizado o uso por via pulmonar, sendo a droga inalada com dispositivo tipo cachimbo ou em cigarros.

Nesse caso, é empregado o crack, que é a base livre, preparada por alcalinização de cloridrato e extraindo-o com solvente não polares. Embora parte do alcalóide seja destruida pela temperatura alta, a cocaína é prontamente absorvida pelos pulmões, atingindo concentrações sanguíneas máximas em poucos minutos, e comparável com a administração venosa, porém por um tempo reduzido. A injeção venosa raramente é usada pela possibilidade de intoxicação por dose excessiva. Esta via é a mais responsável pelas alterações cardiovasculares e arritmias.

A meia-vida plasmática da cocaína é curta, de modo que os efeitos após uma dose única persiste apenas uma hora ou um pouco menos.

Em consequencia disto, a vivência de euforia pode ser repetida muitas vezes no decorrer de um dia ou uma noite.

A cocaína aumenta a dopamina e noradrenalina em doses normais e o aumento da serotonina só ocorre em altas doses, porque atua inibindo a recaptação para estes neurotransmissores. Em geral há um consenso neste mecanismo de ação, mas é controverso se a cocaína atua como um inibidor competitivo ou não competitivo no transporte desta proteína.

A capacidade da cocaína induzir alterações do humor depende da quantidade de dopamina e noradrenalina liberada no cerébro.

O efeito psicoestimulante varia na intensidade de moderado à tóxico com o aumento da dose.

Muitos dos efeitos descritos exibem tolerância, sendo que o efeito estimulante de suprimir o apetite desenvolve-se dentro de poucas semanas.

Após o uso contínuo pode desencadear-se estado de psicose tóxica, com alucinações visuais e auditivas, delírio, idéias paranóides e tendências suicidas.

A cocaina quando ingerida com álcool, leva a formação de um metabólito conjugado cocetileno, que tem propriedades psicoativa e uma meia-vida maior que a cocaína e o etanol ingeridos separadamente, seu acumulo leva rapidamente a um quadro de intoxicação.

Os efeitos cardiovasculares são complexos e são dose dependente.. O aumento da noradrenalina aumenta a resistência periferica total, levando a um aumento da pressão arterial. Esta vasoconstricção reduz a capacidade da perda de calor pela pele e contribui para uma hipertermia. Os efeitos anestésicos locais interferem com a condução miocardiaca levando a arritmias cardíacas e convulsões.

Como complicações do uso crônico desta droga temos a psicose paranóide e edndocardite bacteriana devido ao uso de seringas contaminadas.

As intoxicações por doses excessivas de cocaína em geral são rapidamente fatais como arritmias, depressão respiratória e convulsão

Os Efeitos da Cocaína no Cérebro

Cocaína

Corte cerebral pós-mortem de um adito em cocaína. A lesão mostrada refere-se a uma hemorragia cerebral massiva e está associada ao uso da cocaína

Cocaína
Axônio de um neurônio em contato com o dendrito de outro neurônio (a sinapse)

O elemento pós-sináptico mostra sua membrana, bem como os receptores, aos quais o neurotransmissor se liga e intermedia os seus efeitos.

Cocaína
Cérebro antes da ingestão de Cocaína

Cocaína
Cérebro após a ingestão de Cocaína

Sintetizada em 1859, a cocaína tem como origem a planta Erythroxylon coca, um arbusto nativo da Bolívia e do Peru (mas também cultivado em Java e Sri-Lanka), em cuja composição química se encontram os alcalóides Cocaína, Anamil e Truxillina (ou Cocamina).

As propriedades primárias da droga bloqueiam a condução de impulsos nas fibras nervosas, quando aplicada externamente, produzindo uma sensação de amortecimento e enregelamento. A droga também é vaso constritora, isto é, contrai os vasos sangüíneos inibindo hemorragias, além de funcionar como anestésico local, sendo este um dos seus usos na medicina.

Ingerida ou aspirada, a cocaína age sobre o sistema nervoso periférico, inibindo a reabsorção, pelos nervos, da norepinefrina (uma substância orgânica semelhante à adrenalina). Assim, ela potencializa os efeitos da estimulação dos nervos.

A cocaína é também um estimulante do sistema nervoso central, agindo sobre ele com efeito similar ao das anfetaminas.

A quantidade necessária para provocar uma overdose varia de uma pessoa para outra, e a dose fatal vai de 0,2 a 1,5 grama de cocaína pura.

A possibilidade de overdose, entretanto, é maior quando a droga é injetada diretamente na corrente sangüínea.

O efeito da cocaína pode levar a um aumento de excitabilidade, ansiedade, elevação da pressão sangüínea, náusea e até mesmo alucinações. Um relatório norte-americano afirma que uma característica peculiar da psicose paranóica, resultante do abuso de cocaína, é um tipo de alucinação na qual formigas, insetos ou cobras imaginárias parecem estar caminhando sobre ou sob a pele do cocainômano. Embora exista controvérsia, alguns afirmam que os únicos perigos médicos do uso da cocaína são as reações alérgicas fatais e a habilidade da droga em produzir forte dependência psicológica, mas não física. Por ser uma substância de efeito rápido e intenso, a cocaína estimula o usuário a utilizá-la seguidamente para fugir da profunda depressão que se segue após o seu efeito.

A Coca-Cola, um dos refrigerantes mais populares, foi originalmente uma beberagem feita com folhas de coca e vendida como um "extraordinário agente terapêutico para todos os males, desde a melancolia até a insônia". Complicações legais, todavia, fizeram com que a partir de 1906 o refrigerante passasse a utilizar em sua fórmula folhas de coca descocainadas (revista Planeta, julho,1986).

Os malefícios da cocaína

A cocaína é a droga que mais rapidamente devasta o usuário. Bastam alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insônia, sangramento do nariz e corisa persistente, lesão da mucosa nasal e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo (12). Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória.

No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa.

A ação da cocaína no corpo é poderosa porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.

Interagindo com os neurotransmissores, tornam imprecisas as mensagens entre os neurônios.

Função Normal da Dopamina no Cérebro

Cocaína

Cocaína

Sabe-se que neurotransmissores como a dopamina (mostrada em vermelho), noradrenalina e serotonina (esta última recentemente descoberta [10]) são catecolaminas sintetizadas por certas células nervosas que agem em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, o prazer e a motivação. Depois de sintetizados, estes neurotransmissores são armazenados dentro de vesículas sinápticas (em verde). Quando chega um impulso elétrico no terminal nervoso, as vesículas se direcionam para a membrana do neurônio e liberam o conteúdo, por ex., da dopamina, na fenda sináptica.

A dopamina então atravessa essa fenda e se liga aos seus receptores específicos na membrana do próximo neurônio (neurônio pós-sináptico). Uma série de reações occorre quando a dopamina ocupa receptores dopaminérgicos daquele neurônio: alguns íons entram e saem do neurônio e algumas enzinas são liberadas ou inibidas. Após a dopamina ter se ligado ao receptor pós-sináptico ela é recaptada novamente por sítios transportadores de dopamina localizados no primeiro neurônio (neurônio pré-sináptico).

A recaptura dos neurotransmissores é um mecanismo fundamental para manter a homeostase e capacitar os neurônios a reagir rapidamente a novas exigências, já que o trabalho do cérebro é constante.

A Entrada de Cocaína no Cérebro

Cocaína

Cocaína

Quando a cocaína entra no sistema de recompensa do cérebro, ela bloqueia os sítios transportadores dos neurotransmissores acima mencionados (dopamina, noradrenalina, serotonina), os quais têm a função de levar de volta estas substâncias que estavam agindo na sinapse. Desta maneira, ela possibilita a oferta de um excesso de neurotransmissores no espaço inter-sináptico à disposição dos receptores pós-sinápticos, fato biológico cuja correlação psicológica é uma sensação de magnificência, euforia, prazer, excitação sexual.

Por este motivo, denomina-se o consumo da cocaína "Sindrome de Popeye", numa analogia dessa droga com o espinafre do conhecido marinheiro das histórias em quadrinhos (11). Uma vez bloqueados estes sítios, a dopamina e outros neurotransmissores específicos não não são recaptados, ficando portanto, "soltos" no cérebro até que a cocaína saia.

Quando um novo impulso nervoso chega, mais neurotransmissor é liberado na sinapse, mas ele se acumula no cérebro por seus sítios recaptadores estarem bloqueados pela cocaína. Acredita-se que a presença anormalmente longa de dopamina no cérebro é que causa os efeitos de prazer associados com o uso da cocaína.

Quando imaginamos que ocorrem cerca de trilhões de trocas neuroquímicas por minuto, fica evidente que o preço pago por viver uma experiência de euforia é alto demais em relação às características que o indivíduo terá que encarar (11). O uso prolongado da cocaína pode fazer com que o cérebro se adpte a ela, de forma que ele começa a depender desta substânica para funcionar normalmente diminuindo os níveis de dopamina no neurônio. Se o indivíduo parar de usar cocaína, já não existe dopamina suficiente nas sinapses e então ele experimenta o oposto do prazer - fadiga, depressão e humor alterado.

Os Efeitos Euforizantes Causados Pelo Uso da Cocaína

Recentemente, cientistas investigaram os efeitos euforizantes da cocaína através de estudos de imagens cerebrais utilizando a tomografia PET (Positron Emission Tomography), um sofisticado método que permite visualizar a função dos neurônios através do seu metabolismo, usando substâncias radioativas. O trabalho foi publicado na revista Nature [1].

Eles descobriram que a cocaína ocupa ou bloqueia os "sítios transportadores de dopamina" nas células cerebrais (conforme dito acima, dopamina é uma substância sintetizada pelas células nervosas que age em certas regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a motivação).

Os "sítios transportadores de dopamina" levam a dopamina de volta para dentro de certos neurônios, após ela ter dado uma "passeada" pelo cérebro promovendo seus efeitos. Se a cocaina ocupar o mecanismo de transporte da dopamina, esta substância fica "solta" no cérebro até que a cocaína saia, e é justamente a presença anormalmente longa dela no cérebro é que causa os efeitos eufóricos associados com o uso da cocaína. Clique aqui para ver as imagens do PET, comparando um paciente não-adito, como dois aditos à cocaína.

Tanto a dopamina como outras substâncias aumentadas no cérebro podem produzir vasoconstrição e causar lesões. Estas lesões podem incluir hemorragias agudas e infarto no cérebro (zona de morte celular, causada por falta de oxigênio), bem como necrose do miocárdio, podendo levar à morte súbita.

Grávidas que usam cocaína podem afetar seus fetos, levando-os ao nascimento com baixo peso ou risco de rompimento da placenta e até lesões irreversíveis do cérebro, causando deficiências mentais e físicas. Em muitos países, os "bebês da cocaína" são um sério problema de saúde pública, que está se agravando com a ampla disponibilidade do "crack".

Cocaína

Em vermelho, sítios transportadores de dopamina. O PET so mostra os sítios não ocupados pelas drogas

Porque a Cocaína Vicia ?

Cocaína

A dependência à cocaína depende de suas propriedades psicoestimulantes e ação anestésica local. A dopamina é considerada importante no sistema de recompensa do cérebro, e seu aumento pode ser responsável pelo grande potencial de dependência da cocaína .

Um estudo de PET, feito por cientistas da Johns Hopkins University e o National Institute on Drug Abuse (NIDA) nos EUA, descobriu que o vício pela cocaína está diretamente correlacionado a um aumento no cérebro dos receptores para substâncias opióides, como as endorfinas, que são naturais, e drogas de abuso, como a heroína e o ópio [2]. Quanto maior a intensidade do vício, maior esse número de receptores.

Cocaína

Quando os viciados em cocaína que foram testados na pesquisa ficavam um mês longe da droga, em alguns deles o número de receptores voltava ao normal, mas em outros continuava alto. Pode haver uma correlação entre esse fato e a susceptibilidade do drogadito voltar ao vício ou não.

Silvia Helena Cardoso

Renato M.E. Sabbatini

Você quer ter um casamento duradouro?

Faça melhor… não case! kkkk


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rita Lee se aposenta dos palcos

A cantora e compositora anunciou a aposentadoria durante sua apresentação no Circo Voador em 21 de janeiro.

“Queria falar uma coisinha… uma coisinha leve. Eu poderia dizer que este é o penúltimo show, mas eu considero o último… o último da turnê. E eu vou me aposentar dos palcos. Aposentadoria é bom… 67 anos… tá bom, foi tão bom.”

Foi assim que se despediu dos palcos Rita Lee, uma das musicistas mais influentes do rock brasileiro, que fundou o internacionalmente aclamado grupo de rock “Os Mutantes”, junto com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, e vendeu milhões de álbuns em mais de 40 anos de carreira. A cantora se emocionou enquanto recebia a salva de palmas de todos que estavam presentes no show do Circo Voador.

Homem que teve pénis encurtado 3,8 cm indenizado com 7,5 milhões de dólares

Um ex-marinheiro ganhou indemnização de 7,5 milhões de dólares (cerca de 5.9 milhões de €) por determinação da Justiça de El Cajon (San Diego, Califórnia). Tudo porque num acidente, a moto que ele conduzia chocou com um carro. Fruto do acidente ele perdeu 3,8 centímetros do pénis!

O acidente ocorreu em 2007, quando Matthew Wall prestava serviço num submarino nuclear na base de San Diego. Mas só agora a Justiça chegou à decisão. O juiz considerou que o motorista da carrinha, que estava com a carta de condução cadicada, fez uma manobra imprudente, que acabou por ocasionar a colisão, informou o jornal “UT San Diego”.
Matthew sofreu graves lesões no pénis. Ele foi submetido a uma delicada cirurgia de reconstrução, após a qual o americano perdeu parte do membro. O ex-marinheiro, de 27 anos, que não sabe se poderá ser pai, vive agora na Carolina do Sul.
Você acha que valia a pena perder um pedaço do pau por 7,5 milhões de dolares?

uma das doenças qua a cocaina pode causar?


A cocaina é a droga que mais rapidamente devasta o usuario.Bastam alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo,insônia,sangramento no nariz e coriza persistente,lesão da mucosa nasal e tecidos nasais,podendo inclusive causar perfuração do septo (12).Também causam palidez,suor frio,desmaios,convulsões e parada respiratória.

Fotos Dançarinas do Aviões do Forró Nuas na Playboy


Alinhar ao centroFotos das dançarinas nuas

A revista Playboy lançou uma edição especial com as dançarinas do Aviões do Forró nuas. As dançarinas Dani, Daiane e Rosy ficaram completamente peladas em um galpão em meio a vários aviões, fazendo apologia ao nome da banda Aviões do Forró a que fazem parte. As fotos das dançarinas do Aviões do Forró nuas vão foram para as bancas no dia 24 de agoAlinhar ao centrosto de 2011.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

“Sou missionária de Deus e vou testemunhar” diz Miss Brasil após acidente


A modelo Débora Lyra, que venceu o concurso de Miss Brasil do ano de 2010, sofreu um grave acidente em dezembro do ano passado. Sobre sua recuperação a Miss afirmou que é uma missionária de Deus e que irá testemunhar sobre sua história. No momento do acidente estava no carro com Débora seu namorado, que dirigia o veículo, uma amiga e sua sogra, que estava sem cinto de segurança e faleceu no local. A modelo sofreu ferimentos graves e corria ao risco de ficar tetraplégica. Após o acidente ela passou por três cirurgias: uma para a retirada do baço, uma para drenagem torácica e uma para a fixação da coluna e retirada de uma vértebra. A Miss já está em casa se recuperando das cirurgias. O médico que cuidou de Débora disse que a recuperação foi um milagre, e sua mãe também afirma que não foi sorte ou outra coisa só diz que “foi coisa de Deus”. Ainda no hospital, Débora enviou uma carta à reportagem do Domingo Espetacular onde disse: “Gostaria de agradecer a todos que oraram e torceram pela minha melhora, saibam que estou renascida e mais do que nunca sou uma missionária de Deus. Quando estiver recuperada pretendo ajudar as pessoas com o meu testemunho”.

Governo do RN pode tirar monopólio administrativo da ZPE do Sertão das mãos do inglês Brian Tipler

Brian Tripler

Com o anúncio feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Benito Gama, de que o Governo do Estado deseja ser o sócio majoritário na administração da ZPE de Macaíba, cria-se a expectativa de que a governadora Rosalba Ciarlini também poderá trabalhar nessa mesma direção para que o Estado passe a atuar como sócio majoritário da ZPE do Assu, tirando o monopólio administrativo das mãos do inglês Brian Edwin Tipler.

No dia 29 de novembro do ano passado, o inglês Brian Edwin Tipler, administrador da empresa que vai gerenciar a ZPE do Sertão, divulgou uma nota sem citar nomes fazendo fortes críticas a ingerência da classe política, mas não revelou se essa interferência política seria a nível municipal ou estadual.

Entre outras coisas, na nota divulgada na época, ele afirmou que "nutrimos preferência partidária por quem quer que seja, e, por isso mesmo, não autorizamos ninguém a usar o nosso nome para promoção pessoal ou, mais grave ainda, para utilizá-lo como ferramenta de ataque a adversários políticos ou promoção de ideologias politiqueiras.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Frases inesquecíveis de Dercy Gonçalves

A Minissérie ‘Dercy de Verdade’ estreou na última terça-feira (10) na Rede Globo. Veja as frases mais marcantes da atriz que marcou a história da televisão brasileira.



“Palavrão, meu filho, é condomínio, palavrão é fome, palavrão é maldade que estão fazendo com um colírio custando 40 mil réis, palavrão é não ter cama nos hospitais” - Sobre a fama de ser boca suja.

“Ah, não vem com sacanagem para cima de mim que eu te mando pra puta que o pariu!” - Ao repórter Vesgo, do programa “Pânico na TV!”, em 2006.

“Não tenho doença, não tenho dores, não tem saudade de nada nem de ninguém. Não tenho ódio, não tenho amor, nunca fui apaixonada. Sou livre”. - Revelando que não é apegada a coisas materiais.

“Eu tenho alegria de viver, mas se não viver, não viveu, porra” - Afirmando que não está preocupada com a morte.

“Não fumo e nunca bebi. Não sou um tanque de combustível para botar álcool dentro de mim” - Dizendo que nunca teve vícios.

“O Silvio Santos é um extraterrestre” - Durante o Teleton (SBT), elogiando o apresentador.

“Na vida tudo é um jogo. Perde ou ganha, até no amor. Mãe para filha, marido para mulher, tudo é interesse: se eu não te dou, você também não me dá”.

“Somos todos iguais. Ninguém é melhor que ninguém. Quando a gente nasce, a coisa é tão perfeita que a natureza é digna de ‘um beijo’” - Em entrevista a Amaury Junior, em comemoração ao aniversário de 101 anos.

“Vai pra puta que o pariu” - Frase mais utilizada nos últimos anos de vida.

“Escrevam o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo a morte, eu programo vida!”.

“Desde que nasci, acho que sou a pessoa mais feliz do mundo. É difícil encontrar alguém mais feliz do que eu. Simplesmente por amor à vida”.

“Todas as manhãs, a solidão me deixa deprimida. Moro sozinha, pois minha filha não mora comigo. Filho não gosta de mãe, é a mãe que gosta do filho. Eles crescem, ganham independência e passam a ter prioridades”.

“Quem me criou foi o tempo, foi o ar. Ninguém me criou. Aprendi como as galinhas, ciscando, o que não me fazia sofrer, eu achava bom”.

“Meu século foi muito digno. As famílias eram famílias, a polícia era polícia. Hoje, não tem mais nada”.

“Eu sou a Dercy Gonçalves e você não vai me assaltar, não” - Reagindo a um assalto.

“Eu vou sentir falta de vocês, mas vocês também vão sentir a minha” - Durante o espetáculo Pout-Pour para uma plateia lotada.

Mulheres traem tanto quanto os homens

Estudos universitários mostraram que, embora os dados antigos apontem que cerca de 20% a 25 % dos homens e 15% a 20% das mulheres mantenham casos extraconjugais, as mulheres podem ser tão traidoras quanto os homens. As informações são da Glamour.

Segundo a pesquisa, a mulher, ao contrário dos homens, trai por razões emocionais. Por exemplo, para se sentir desejada, ser compreendida ou se sentir mais bonita.

A infidelidade ainda é considerada um problema masculino, mas as necessidades emocionais não atingem apenas as mulheres. Os homens também querem ser desejados e compreendidos, no entanto não usam estas razões como justificativas à traição.


por isso: "Se beber, não transe!"srrsrsrsrsr


FÁBIO FARIA COMENTA RENDIÇÃO POLÍTICA DE GEORGE SOARES AO GOVERNO DE ROSALBA

Georgeiber

O deputado federal Fábio Faria, do PSD, comentou hoje no Twitter sobre a adesão do deputado estadual George Soares, do PR, ao governo de Rosalba Ciarlini, do DEM. Ele escreveu que ficou “impressionado com a reciprocidade do Governo do RN”.

George e a João Maia, foram às ruas do Assu lutar contra Rosalba, fazendo tudo que era possível para imprimir uma derrota à mulher de Carlos Augusto, na cidade administrada pelo seu rival político, o prefeito Ivan Júnior, mas os dois não conseguiram.

Fábio destacou que “os que apoiaram recebem um tratamento de adversário e os que votaram contra recebem, os espaços em Assu com o adversário que votou em Ibere. Vote a favor que você vai ser tratado como oposição. Vote contra que você terá tratamento de aliado!”

Na campanha de 2010, o deputado George Soares foi um fiel soldado do então governador Iberê Ferreira de Souza na batalha eleitoral em Assu para derrotar a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM. Agora, George contrariando tudo que disse ao povo em praça pública se torna o mais novo defensor da governadora na terra do poeta Renato Caldas.

Blog do VT

MORRE AOS 93 ANOS MANOEL TORRES, EX-PREFEITO DE CAICO

Morreu na manhã desta domingo (15) uma das mais conhecidas figuras da política norte-riograndense, o ex-prefeito de Caicó, Manoel Torres de Araújo. Torres nasceu em Caicó, no dia 15 de fevereiro de 1918. Era filho de Paulino Batista Pereira Torres e Maria Marcolina de Oliveira Torres tinha nove irmãos. Casou-se em 1942 com Oscarina de Oliveira Torres e dessa união nasceram seis filhos. O ex-prefeito foi internado no hospital São Lucas em Natal, final do ano passado, após sofrer uma queda em sua residência e fraturar o fêmur. Ele foi submetido a uma cirurgia, mas contraiu uma pneumonia e deu entrada na UTI do hospital. Três dias atrás, o político teve uma melhora considerável, o que encheu de esperanças parentes e admiradores, entretanto, o estado de saúde voltou a se agravar, levando a morte. Com 93 anos de idade, ele já vinha lutando contra uma pneumonia há vários anos, e ultimamente estava internado na UTI do Hospital São Lucas em Natal. Manoel Torres foi prefeito de Caicó por duas vezes (1973-1977/1989-1992). O velório deverá acontecer no Salão Nobre da Prefeitura tão logo o corpo chegue a Caicó. O enterro está previsto para as 16h desta segunda-feira, no cemitério Campo Jorge.