domingo, 3 de junho de 2012

JR-SOARES: POLITICA DO RN







Aqui com ex;governado Lavoisier Maia

José Agripino nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 23 de maio de 1945. Fez o curso primário em Mossoró e parte do ginásio em Natal, capital do estado. Aos 13 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde completou o ensino médio no Colégio Andrews. Graduou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara e na mesma instituição fez pós-graduação em Estabilização de Taludes.

Durante quase uma década exerceu, como engenheiro e executivo, cargos administrativos e de direção na iniciativa privada, mas em 1979, aos 34 anos de idade, iniciou sua carreira política como prefeito de Natal. Em 1982, na primeira eleição direta realizada após o movimento militar de 1964, Agripino chegou ao governo do Rio Grande do Norte.

Como governador teve participação decisiva no movimento que levou o país de volta à democracia. Em 1985, José Agripino foi um dos primeiros governadores a romper com o governo militar. Fundou o Movimento da Frente Liberal que apoiou o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, à Presidência da República em 1985. 

Em 1987, Agripino foi eleito pela primeira vez senador da República. Este mandato foi marcado pela defesa veemente da democracia voltada para os cidadãos, na presidência da Comissão Mista que elaborou o Código de Defesa do Consumidor. A matéria alterou positivamente a Constituição Federal. Em 1990, foi eleito pela segunda vez governador do Rio Grande do Norte.

Em 1994 foi reeleito senador da República e assumiu a vice-presidência da Comissão Executiva Nacional do PFL. No Senado Federal, em 1996, Agripino foi eleito presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Assumiu a liderança do PFL em 2001, eleito por unanimidade.

Foi eleito por quatro vezes, em 1999, 2001, 2002 e 2003, um dos 'cabeças' do Congresso Nacional. Pesquisa que indica os 100 parlamentares mais influentes no Poder Legislativo, realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Atualmente exerce o quarto mandato de senador da republica que finaliza em 2016.
Agripino é casado com Anita Louise Catalão Maia e tem dois filhos, Alexandre e Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário